Queridas Irmãs,
No próximo ano nossa querida Congregação celebrará seu 175º aniversário de vida. Um marco importante alcançado e uma nova plataforma de lançamento para os próximos anos. O escrito acima, assinado por Padre Ezio Riccardi, Capelão da Casa Mãe de 1935 a 1946, encerra o Fascículo intitulado “ORA ET LABORA… uma jornada de 100 anos… 1849 – 1949”, preparado por ocasião do Primeiro Centenário da Congregação.
Hoje, passados mais 75 anos de caminho, também nós somos chamadas a reler a nossa vida de Congregação, com o olhar cheio de gratidão pelo passado e de esperança no futuro. A Divina Providência, que nunca nos abandona e sempre nos acompanha, espera hoje a nossa preciosa contribuição para trabalhar na vinha do Senhor, continuando e reatualizando sempre o Carisma do abandono confiante, na simplicidade e na humildade de vida, assistindo, acolhendo, educando. Um Carisma não morre se há quem continue a alimentá-lo com novas energias, oração, fidelidade a Cristo, à Igreja, à humanidade.
Monsenhor Riccardi em sua escrita colocou o acento no PRESENTE e no FUTURO, confiando-o às Irmãs que celebravam aquele importante aniversário. Sim, sem dúvida, “prepararam tanto material bom, com energia e tenacidade”. É graças a fidelidade, ao compromisso, a oração e o trabalho dedicado dessas nossas Irmãs que hoje podemos continuar nossa missão em 15 países ao redor do mundo.
Coragem, Irmãs! Que amanhã também se possa dizer de nós que como “servas boas e fiéis” não deixamos morrer o Carisma de Maria e Giustina Schiapparoli que nossas Irmãs nos transmitiram e nos deram para que se fizesse frutificar.
Madre Lina Maria Girotto
Superiora Geral