Irmãs Beneditinas da Divina Providência

Acolhendo . Assistindo . Educando

Lema

 

“A irmã busca, na oração, as luzes e as graças que tornam eficaz o seu contato com os irmãos. Com o trabalho assíduo, testemunha sua pobreza e colabora com a providência de Deus. Realiza assim o seu lema: Ora et Labora.” (Const. Art. 3)

 

Oração e trabalho é um programa espiritual, uma resposta para deixar que Deus penetre em nossas vidas e que nós, paulatinamente, nos dirijamos ao seu encontro. Esse programa vital é um convite a reconhecer o cotidiano como um espaço de teofania.

O “labora” diário não é algo estranho a Deus, mas é uma experiência onde a pessoas pode exercitar-se no amor, no desprendimento, na paciência, na abertura para o Reino e para o próximo.

A conexão entre rezar e trabalhar valoriza a encarnação de Deus. Este lema quer clarear nossa visão para que possamos reconhecer Deus, presente na vida dos destinatários de nossa missão. Orar e trabalhar é um convite para transformar o trabalho num sinal de vivacidade interior.

São Bento, nosso Pai, era conhecedor da importância destes dois pilares, na construção da vida e da identidade do discípulo. A oração e o trabalho nada podem, se estiverem separados, desvinculados um do outro. Minha oração deve me levar à missão e a missão deve me levar à oração. São Bento e nossas Fundadoras e Servas de Deus Maria e Giustina Schiapparoli conseguiram fazer de tal atividade um meio para encontrar a Deus, para glorificá-Lo, fazendo Dele a fonte de onde emana a força que dinamiza e sustenta toda ação. (MDP. A Espiritualidade da Irmã Beneditina da Divina Providência. pag.80)

IRMÃS BENEDITINAS DA DIVINA PROVIDÊNCIA - Acolher, Assistir e Educar