Irmãs Beneditinas da Divina Providência

Acolhendo . Assistindo . Educando

Espiritualidade

"Madre Maria e Madre Giustina Schiapparoli sempre viveram o fiel abandono na Divina Providência, à qual consagraram toda a sua obra. Esta confiança levou-as a serem simples e humildes, abraçando, com amor e alegria, o árduo afã quotidiano. Nossas Fundadoras nos legaram um patrimônio espiritual de inigualável valor, edificado, profeticamente, sobre a experiência, laboriosa e fecunda, do acolher, assistir e educar a infância e a juventude pobres e abandonadas. Sobre esse alicerce, se fundamenta toda a nossa Espiritualidade, que mais do que uma inspiração, é uma atitude de vida que exige coerência e que se transforma em profecia.

Estilo de Vida


“Ao mesmo tempo que requer de cada Irmã Beneditina da Divina Providência um grande empenho de conversão interior e de jubilosa disponibilidade ao chamado do Senhor, esta opção exige igual modo a fidelidade criativa ao carisma e a busca atenta de um estilo de vida religiosa, capaz de realizar a convergência harmônica da vida interior com a atividade apostólico-caritativa. Em tudo isso se reflete a espiritualidade de São Bento, cujo mote “Ora et Labora” se sobressai no brasão do vosso Instituto”
Papa João Paulo II

A Profissão Religiosa


A Profissão Religiosa, mesmo a temporária, consagra a candidata a Deus, a incorpora à Congregação e lhe confere o mandato para as obras apostólicas, que constituem um ministério e um exercício de caridade, confiado a ela pela Igreja.

A Vida Comunitária


A vida comunitária é um elemento fundamental da consagração religiosa.
Essencialmente, ela se realiza na fusão da vontade e dos corações que, tendendo ao mesmo ideal, gera a fraternidade e a unidade, na diversidade. (Const. art.36)

Recreação


A Recreação é um momento importante da vida de comunidade para enriquecê-la de calor humano e de amizade. (Const. Art. 70)

Eucaristia


A comunidade religiosa, com o Sacrifício Eucarístico, celebra e consagra, visivelmente, a própria unidade na oferta do Corpo de Cristo, em louvor ao Pai. (Const. art.45)

Vida Fraterna


A comunhão com as irmãs exige aceitação e ajuda fraterna e o colocar tudo em comum: alegrias, tristezas, idéias, oração, trabalho e perdão. (Const. art.63)

IRMÃS BENEDITINAS DA DIVINA PROVIDÊNCIA - Acolher, Assistir e Educar